sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Scott Pilgrim Contra o Mundo - 1/3

“Scott Pilgrim é o melhor livro de todos os tempos. É uma crônica do nosso tempo. Com Kung Fu, então: perfeito.” - Joss Whedon
          Hoje estréia, mesmo que em um número limitado de salas, Scott Pilgrim Contra o Mundo. Sendo assim, não poderia deixar de fazer uma menção à obra homônima de Bryan Lee O'Malley. A fascinante história em quadrinhos, publicada aqui no Brasil pela Companhia das Letras, tem um estilo único e apaixonante. A simplicidade com que O'Malley conta a história aliada à uma incomparável originalidade conquista rapidamente o leitor.
          Scott Pilgrim é, como disse Whedon, uma crônica do nosso tempo... é também um poço de referências à cultura pop, ostenta diálogos sensacionais e apresenta-se por meio de uma diagramação fascinante, a qual, aliás, dita completamente o ritmo da aventura. Sem contar os divertidos recursos interativos da  obra... Afinal, onde mais você aprenderia uma receita Vegan e teria a oportunidade de tocar com a própria banda da história?

          De acordo com a sinopse oficial:
          "Scott Pilgrim está feliz com sua vidinha. Aos vinte e poucos anos, esse canadense divide os dias entre o ócio do desemprego voluntário e os ensaios de sua banda de rock. Essa rotina, no entanto, está prestes a sofrer um abalo. E o nome dela é Ramona Flowers, americana recém-chegada ao Canadá. Só que a coisas nunca são simples para Pilgrim. Para conquistá-la, ele terá de derrotar a temível Liga dos Ex-namorados do Mal de Ramona. Cada um dos sete ex-namorados desafiará o herói para uma luta, enquanto ele ainda tenta contornar relacionamentos passados, o vibrante mundo do rock'n'roll canadense e a falta de mobília em sua casa."

          A seguir, utilizarei trechos publicados no site da Companhia das Letras, pois não conseguiria, de outra forma, explicitar tão bem a verdadeira essência da obra:
 "Combinando elementos dos universos do videogame, do mangá, dos filmes de kung fu, da música e do cinema às grandes questões do amor jovem e do início da vida adulta, O'Malley criou um mundo vibrante, com um humor tão particular - e desconcertante - quanto os personagens que o habitam."
"Em meio a tudo isso, há também espaço para um divertido e inteligente comentário sobre sua geração, e uma visão original sobre a natureza dos relacionamentos, da amizade e do amor. Sem as angústias carregadas dos dramas adolescentes, O’Malley mostra como o caminho para a felicidade pode ser alcançado com uma espada, doze litros de café e algum rock’n’roll canadense."
Boa Leitura!

P.S.: Parabéns também ao tradutor Érico Assis. Apesar de não ter lido o original, a conversão de idioma não aparenta ter sido fácil.

Abraços.

3 comentários:

  1. Ótimo filme. Adoro o Michael Cera... E se não fosse a sua crítica, jamais teria notado tamanha falta de móveis na casa do Scott Pilgrim :P
    Achei muito legal o estilo videogame que ambienta o filme. Muito bom mesmo. :D

    ResponderExcluir
  2. Opa... Vc vai fazer uma crítica sobre o filme, certo? Então esquece o que eu disse. Eu repito pro filme.

    ResponderExcluir
  3. Scott Pilgrim... recomendo! O segundo volume... mais ainda!!!! Pedro, ótima dica de leitura!
    Ah... também fiquei mto satisfeita com o filme. É um retrato extremamente fiel dos quadrinhos. Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir

Comentar: